sábado, 22 de novembro de 2014

Críticas à Logosofia

ATENÇÃO: O BLOG DO JANUS FOI CAÇADO* E CONSEGUIRAM SUSPENDER!! 04/2016

* é com "Ç" mesmo... 


Tenho tentado contato com Janus, mas não tenho tido resposta. Caso eu venha a ter e saiba de algo, um novo endereço ou se conseguiram o que pretendiam contra ele, puní-lo por ter levado ao conhecimento de qualquer um que pesquise por aquilo que para certo tipo de pessoas "ninguém precisa saber, porque não é importante", prometo que informo por aqui. Mas me impressiona a raiva que causou em muitos o fato de alguém simplesmente fazer uma crítica construtiva e inteligente, com muito conteúdo que, inclusive, discípulos com mais de 10 anos de estudo não sabiam. E pelo visto nunca iriam saber, se não fosse o blog. Quem decide o que é importante ou não para eu saber? Apenas eu! Quem esconde a própria história sendo sua trajetória de vida pública, intelectual ou acadêmica? Quem tem algo obscuro ou vergonha dela! Janus tratou tudo com uma naturalidade e cientificismo de um jeito impressionante que ninguém havia conseguido, ao menos para mim e para muitos outros, o Maestro para mim hoje deixou de ser teofânico e passou a ser mais humano e mais próximo, mesmo com a grande diferença de evolução espiritual e de consciência que ele sempre possuiu e ampliou ao longo de sua vida. Acho que isto é que gerou indignação nos "ilustrados" que guardavam para si um conhecimento "guardado a sete chaves" da história da Obra e do Maestro, deixando sempre para os outros um ar de mistério e de que faziam parte de um grupo seleto "dos que sabem o que os outros não sabem". Isto é quase um clero logosófico! E este clero foi em busca da sua primeira inquisição... Mas tenho certeza que logo Janus dará notícias, boas ou ruins, mas dará. Não tenho dúvidas que ele será valente para logo colocar no ar novamente seu material em outro endereço. Eu divulgarei aqui.
Atenção: não falei de nenhuma instituição específica aqui nem de ninguém, logosofia é uma ciência que possui várias instituições diferentes atualmente e que pode ser estudada por qualquer grupo que queira até mesmo criar uma associação para isto. Nem a palavra "logosofia" é propriedade de ninguém, se fosse, teria que ser de Marie Cathness que foi quem a inventou e Raumsol "adotou" como está claramente escrito e definido no significado da palavra na bibliografia logosófica.

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Minha única crítica a respeito de logosofia é que a Instituição Logosófica a qual faço parte e qualquer outra instituição que ministre o estudo de Logosofia, porque existem outras, podem ser melhor, podem melhorar em muita coisa, afinal, tudo pode melhorar, tudo deve melhorar, inclusive eu, inclusive você! Isto não é verdade? Estou dizendo algo calunioso? Não, seguramente.

Mas se você chegou até aqui procurando o blog "Críticas à Logosofia" do Janus, vou repassar o novo endereço logo abaixo (ou clique aqui), foi onde durante dois anos se trouxe estes assuntos à tona para conhecimento, para debate, para reflexão, para questionamento, e que ficou famoso afinal foi até reclamado na justiça em uma ação movida por uma determinada "Instituição" Logososófica contra o Google para saber quem ele é, mas não vou dizer qual instituição foi, sendo que existe mais de uma, já que não quero ser perseguido depois também, então você não deixa de ter chegado no lugar certo. O blog do Janus está em um endereço novo, a questão do processo ainda não acabou e não sabemos o que esta instituição irá querer fazer com ele por ter tido a audácia de pensar, de ser crítico, de falar verdades, verdades que aparentemente doeram em muita gente, mas concordo com Janus de que nada disso teria sido levado de forma tão ampla à reflexão entre discípulos de todo o Brasil sem ser da forma como ele fez,ele tem minha admiração, por isto fiz este blog em que vou compartilhar o novo endereço para quem estiver buscando a respeito da história da Logosofia, história do autor da Logosofia, críticas de um estudante de Logosofia, ou simplesmente para quem assim como eu tenha vivenciado os dois magníficos anos de existência daquele blog e não queira perdê-lo de vista, porque não acabou, só mudou de endereço.


Alguém aqui já assistiu o filme “A Vila”? Foi mais ou menos assim que me senti depois de ler o blog “críticas à Logosofia” do Janus, como os jovens personagens que descobrem uma história que os “adultos” já sabiam mas nunca haviam lhes permitido saber porque chegaram a conclusão que era melhor para eles crescerem sem conhecer aquilo. Veja o filme, deve ter no Netflix :), ou clique aqui. Mas isto não me desanimou de estudar Logosofia, apenas como o próprio blog diz, me levou a ser mais consciente da História, que é também uma ciência, e me vacinou para não me tornar um possível fanático fazendo difusão da forma de proselitismo e querendo trazer pessoas movido por um pensamento de “salvação” como são as religiões, venerarando o Maestro como salvador do mundo, de sua escola como uma espécie de centro de salvação da humanidade, implícito na crença que só com ele o espírito tem salvação de seu fim trágico de anulação por inércia evolutiva. Não estou dizendo que a instituição logosófica a qual eu pertenço ensine assim, isto não é verdade, mas é a postura que muitos (e muitos não são todos como diz Janus) aparentam ter em seus discursos e atuações, o que faz aos olhos de muitos que estão fora verem a Logosofia como uma seita, uma religião que não se diz religião mas é, etc.  Conheço pessoas mais evoluídas e mais conscientes do que eu, do que outros estudantes de Logosofia (independente de em qual intituição estude), então eu e estes mereceriamos muito mais as consequências desta inércia evolutiva que estes outros seres. Busco ver a instituição logosófica a qual pertenço como uma escola que oferece uma grande oportunidade, oferece a democratização e amplo acesso aos que buscam esta evolução, mas não posso criar um preconceito de que estes estarão perdidos e destinados à miséria espiritual e de consciência se não vierem estudar conosco nesta escola.  Então não devemos ser fanáticos, nos acharmos o povo eleito o qual Deus (a Grande Inteligência ou Logos segundo os místicos) fez uma aliança através da sabedoria (Sofia) de Raumsol, resultando em Logos+Sofia=Logosofia... não é este o sentido mas para muitos dá a impressão disto. Estou dizendo que é assim que se ensina na instituição logosófica a qual faço parte? Não, estou dizendo simplesmente que temos que tomar o cuidado de não ser assim, ouviram aí polícias do pensamento de plantão? Não estou dizendo que nesta ou naquela instituição logosófica é só assim que se vê agindo, ouviram? Estou dizendo apenas que muitos, e não todos, acabam refletindo estes pensamentos e temos que cuidar para isto não virar uma epidemia que literalmente adoeça o conjunto. Mas já escrevi demais, o objetivo era compartilhar o novo endereço do blog do Janus, me empolguei querendo mostrar o quanto gostei e aprendi com aquele blog, aliás, aprender é o que gosto, por isto sou eterno Aprendiz. 



Uma última coisa, utilizando aqui algumas palavras do blog do Janus, concordo que esta forma teofânica de enxergar o Mestre Raumsol, como nos fala Janus em sua crítica,  parece mesmo ser ainda resquícios da fase antiga da Obra, justamente a fase que o Mestre queria que seus discípulos superassem, basta vermos o seguinte trecho de uma das edições da revista Aquarius do ano 1933, em uma resposta à um discípulo da época. Deixa a nós discípulos atuais um pouco confusos, pois parece mesmo que Raumsol se autoproclamava a manifestação do Verbo(Logos) não como as religiões tratando de um ser sobrenatural , mas da Sabedoria Divina que ensina os homens a verdadeira vida. Vejamos o trecho da revista, copiei do blog do Janus, o destaque e dele:








Com isto só faz sentido mesmo ver as coisas como Janus coloca, não fugirmos mais de que a explicação que nos oferece saída é que houve evolução na Obra, houve evolução do próprio Mestre Raumsol, o que o torna exemplo de evolução e não de manifestação divina, ter vergonha desse passado e fazer de qualquer Instituição logosófica um local como “A Vila” é apenas criar desconfiança de fato nas pessoas, quanto mais as mentes se esclarecem com a razão e aprendem a ser críticas menos aceitam a existência de avatares, se buscam um Mestre, buscam um Mestre real, que alcançou este estatus com uma vida dedicada a isto e não como uma manifestação teofânica. É difícil aceitar que na Argentina de 1933 não havia pessoas com inteligência suficiente para entender e estudar Logosofia da forma como ela é hoje tendo sido necessários estes recursos "intencionais" do Maestro.



Entre os email que troquei com Janus perguntei à ele: “Janus, e como ficaria se à partir de agora as pessoas chegassem nas reuniões informativas já nos perguntando se é verdade que Raumsol foi rosacruz, se ele fez a Logosofia primeiramente como uma filosofia cristã, se ele utilizava símbolos e linguagens maçônicas no início, etc?”



Recebi a seguinte resposta: “Meu caro, acredito que ninguém deve ter vergonha da verdade, se tem vergonha é porque ela não foi honrosa, e neste caso penso que é bem o contrário, eu diria para qualquer aspirante que viesse com esta pergunta o seguinte: este Mestre se fez Mestre de Sabedoria porque dedicou sua vida nesta busca, de uma Sabedoria que guiasse a vida dos homens no caminho da evolução psicológica e espiritual de forma mais eficiente e acertada, sem os problemas que outras propostas causam, se você buscar ser rosacruz em algum momento você chegará a conclusão de que tem muita coisa confusa ali, que tem misticismos sem razão e sem base nenhuma científica ou racional, apenas crença, mas você perceberá que tem algumas coisas muito boas e verdadeiras, pois bem, estas coisas boas e verdadeiras estão aqui. Se você buscar ser maçom em algum momento você chegará a conclusão que tem coisas desnecessárias, rituais cansativos, algumas crenças inúteis e verdades questionáveis, mas perceberá que tem ensinamentos e conhecimentos muito bons no meio disto, estes conhecimentos estão aqui. Se você experimentar muitas religiões perceberá em algum momento que estas possuem crenças que engessam a razão, que levam ao fanatismo, que separaram os homens ao invés de uni-los, que ali acredita-se em coisas bastante questionáveis e que não encontram amparo na razão e na ciência, talvez passe a perceber a inutilidade de seus  cultos mas perceberá que no meio disso se cultiva conhecimentos, virtudes e valores bons também, pois bem, este cultivo de virtudes, de valores e de conhecimentos bons estão aqui. Você pode dedicar sua vida na pesquisa filosófica, o que lhe fará muito bem, mas em algum momento perceberá que muita coisa foi confusa, não houve aplicabilidade na sua vida e não houve pragmatismo se era este o seu objetivo, mas reconhecerá que no meio dessa busca, tendo lido tanto,  encontrou sim bastante sabedoria filosófica pragmática, pois bem, esta sabedoria pragmática está aqui. Raumsol dedicou sua vida construindo esta Obra, ele pode sim ter trilhado tudo isso e muito mais, mas nunca estacionou em nenhum destes caminhos e ao final resolveu fazer um caminho novo onde temos a essência verdadeira de qualquer outro, mas sem as mazelas e as decepções destes outros caminhos. Agora você decide, passar décadas nesta odisseia solitária de busca ou aproveitar uma escola deixada por quem fez isso por nós? Ele não foi um messias, no máximo pode ter sido, na minha opinião, o único buscador da Verdade que teve sucesso ao ponto de juntar todas as verdades numa única doutrina para nos ensinar a Sabedoria, conhecimento de si mesmo, conhecimento da verdade e da mentira, tudo o que ele alcançou.”


Seria isso que eu responderia”, encerrou ele. 




Por isso este meu blog homenageia e ajuda a manter viva a crítica de Janus, é uma visão muito interessante porque ajudou a mim e a muitos outros discípulos nos sentimos mais esclarecidos, sem embaraço quanto a este passado que é sim ocultado e conhecido por uns poucos "privilegiados" e aparentemente planeja-se conseguir apagá-lo para sempre, através da desinformação e da dificuldade e sumisso de registros do passado (jornais, revistas ou mesmo bibliografia logosófica antiga) que mostram tudo isto, como se o sucesso da Obra dependesse de este passado não ter existido. Estranho isso. Com todo este conhecimento e mais senso crítico eu e muitos nos vimos livres do medo de sermos vistos como fanáticos, aprendendo a ver a história do Maestro e de sua Obra com naturalidade, sem a chamada teofania, sem salvacionismo, etc.
 


Agora, tem uma frase que não posso deixar de postar aqui, eu não sou cristão mas não tenho cristianismofobia como alguns (não todos, rsrs) logósofos tem, muitos utilizam-se de histórias de mitologia, de lendas, para ilustrar entendimentos sobre um tema, mas se falar em bíblia parecem ter uma alergia súbita, parece que a glote incha e perdem o ar... Para mim a bíblia é o livro base da mitologia judaico-cristã, não ter preconceito em falar sobre Os trabalhos de Hércules ou sobre Hermes Trismegistos mas ter asco de falar em Jesus no mesmo ambito mitológico é algo suspeito de ser uma neura na minha opinião, aliás, existe um livro de um autor brasileiro com o título "História da mitologia judaico cristã". Enfim, a frase que para mim parece servir para o que vem acontencendo com relação às críticas construtivas sentidas pela instituição logosófica que moveu o processo vem da bíblia e é a seguinte:

"Critica o tolo e ele te odiará, critica o sábio e ele te amará". Provérbios, 9:8

Muitos estudantes quiseram Janus como amigo, lamentaram ele não poder estar filiado, ao mesmo tempo muitos o odiaram e quiseram caçá-lo, talvez ainda não tenham desistido, porque como disse um deles "a lei permite,não há nada errado nisso", sínico, então não podemos achar injusto o caso da polícial que foi condenada por ter autuado um juíz na blitz da lei seca, afinal, se a justiça determinou então é justo e pronto, este para mim é o típico obediente cego. Parece que algum sábio deixou a resposta escrita na bílbia, e em muitos casos o tolo quando tem poder e bem equipado de advogados, usa a lei que tem brechas para a injustiça à seu favor... Mas esta minha última frase não foi direcionada à tal intituição não, viu? Foi genérica, divagando, poupem-me de processos, por favor.

Eu, como não me acho superior a nenhuma crítica e sempre tive inquietudes sobre muitos questionamentos que ele levantou em seu blog, logo quis Janus como amigo, consegui deixar meu contato de email com ele nas postagens moderadas e viemos nestas últimas semanas trocando profícuos emails, ele deixou de minha livre-consciência criar um blog manifestando meu pensamento sobre o ocorrido com o blog dele e ao mesmo tempo deixando o link para o novo endereço. 

Talvez outro dia escreva mais, estou gostando. E convido a outros com este mesmo pensamento a fazerem o mesmo, vamos transformar a causa da desativação do antigo blog numa razão para dar mais visibilidade ainda ao seu novo endereço, até porque já vi que o Janus esta se precavendo neste novo, onde já aprendi a falar "Intituição" sem dizer qual, porque existe mais de uma, então fica a critério de quem lê identificar-se ou não na situação que vive na Instituição Logosófica da qual faz parte. Logosofia é a doutrina, a ciência, a crítica é sobre a forma que qualquer instituição logosófica pode mostrar-se na divulgação desta ciência e as dificuldades que pode criar afastando interessados, favorendo condutas mais pareceidas com religião ou ainda cansando e frustrando filiados. Então fica claro, não se está atacando ninguém, cada um avalie a si próprio e decida se lhe serve ou não as críticas.

O conteúdo do blog do Janus está todo neste endereço novo: 

www.criticasalogosofia.blog.com

Aprendiz *

* Antes que apareçam os protestos e acusações de eu ser anônimo, respondo com o mesmo argumento que Janus coloca no seu blog, de que o Blogguer é um sistema que permite a criação de blog com apelido/pseudônimo, os dados pessoais do blogueiro são privativos e guardados pelo Google, o que evita blogs que infrinjam a lei, que difamem, etc. Agora me pergunto, qual foi a infração da lei que o Janus cometeu? No processo, que os visitantes do blog leram, a juíza não reconheceu calúnia ou ofensa à honra da instituição, então porque obrigar a revelar os dados pessoais do autor? Sem motivo, só porque a instituição quer já que o autor não cometeu nenhum delito sendo tão somente livre expressão do pensamento? Finalizando, os dados para me identificar o Google tem, não existe anonimato.

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em 16/01/15

Aproveitando a onda de luta por liberdade de expressão eclodida pelo recente episódio na França e imagino que instigado pelo visitante anônimo que deixou a mensagem de 14/01 houve um leitor do blog que me enviou uma charge. Achei muito boa indo ao encontro deste blog e em especial à crítica do Janus, não está dito quem está ali retratado e é bom assim porque tenho até medo dos possíveis ofendidos sem senso de humor... Obrigado "Anubis" pelo envio da charge, quem é leitor do blog do Janus fará seu entendimento. Vou colar abaixo:


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35 comentários:

  1. Olá :D
    Parabéns pela iniciativa...
    Sou discípula do Maestro em processo de desligamento da Fundação. Replicar esta organização de informações preciosas é fazer um serviço a Raumsol para que os ditos "detentores" de sua Obra não continuem a deformá-la. O material de Janus é um estudo interessantíssimo para quem realmente quer conhecer um pouco de CBGP. Ísis

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  2. Aprendiz, Parabéns pela iniciativa de divulgar o novo endereço no qual encontra-se o material e estudo realizado por Janus, muitos de nós levaríamos décadas, assim como ele levou, para ter estas informações. E isto será cada vez mais difícil, fica bem demonstrado na tese dele que a tendência é de fazer sumir este passado, já que a história de Raumsol está nas mãos dos discípuls, se eles sentem vergonha deste passado ou preferem a imagem de um mestre teofânico, é fácil conseguir apagar toda a história em poucas décadas, basta não contá-la mais, basta não escrevê-la mais, basta que não esteja em nenhum papel ou na internet.

    Janus fez um grande serviço à favor da história, colocando na internet e conseguindo dar visibilidade ao seu blog informações valiosas que não a mais pura verdade, indigesta para alguns, que seja, mas verdade. Agora saber lidar com esta verdade com naturalidade é onde reside o segredo para não sermos hipócritas, ou para não parecermos pregadores de uma nova religião, uma religião que ironicamente quer salvar o homem das religiões. Não penso que seja isto, estou dizendo que oferecermos uma ciência para evoluir a consciência que desenvolveu-se à partir da busca de um homem que culminou com sua obra final, como foram muitas ciências, é muito diferente de oferecer uma ciência que revelou-se misteriosamente, imaculada e pronta, na mente de um homem quase divino tamanha a hierarquia evolutiva que lhe possibilitou já nascer trazendo consigo a missão de manifestar o Verbo em sua Sabedoria e deixá-la escrita aos homens ensinando-os o método de conhecer e amar a Deus, um homem que nunca chegaremos a sermos iguais a ele, porque somos homens, ele está acima disto, ele é... quase Deus, não é, mas sabe tudo d'Ele e nos leva à Ele...Convenhamos, pensar algo assim é ser muito religioso e tem muitos discípulos seja em qual intituição for que estude Logosofia, que pensam neste moldes. Janus está certo, oferecendo mais ou menos isto ainda que seja em palavras com verniz científico, não tem como as pessoas não nos enxergarem como uma seita ou religião.

    Paulo

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  3. Foi uma pena o antigo blog do Janus ter sido deletado, pelo motivo que o levou a fazer isso, na minha opinião deixou uma imagem ruim para a instituição* que moveu a ação pressionando Janus, porque como disse uma pessoa nos comentários por lá: quem vai querer estudar uma ciência que depois lhe persegue se você formar uma crítica? Mas mesmo assim o novo blog dele está ótimo, está aumentando o conteúdo inclusive, muito bom mesmo. Digo isso porque acho que Janus foi uma das melhores coisas que aconteceu para dar uma sacudida na postura egocêntrica de muitos, humanizou a imagem do Maestro a ponto de alguns que o divinizavam estarem tomando mais cuidado com isto, coisa que me incomodava como incomoda a muitos, sinal de que o blog do Janus despertou algo e por ter incomodado o levou a ser caçado. Se o próprio Maestro ensina que devemos trocar o crer pelo saber, como evitar que se veja tanta crença na imagem dele como um ser teofânico sem saber a sua história? Concordo que, quem sente vergonha ou quer esconder, é porque queria uma religião imaculada, ainda que diga estar estudando uma ciência.

    L.R.

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  4. http://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/proc_movimentacoes.jsp?comrCodigo=24&numero=1&listaProcessos=13205798

    Parece que a Fundação Logosófica ainda está brigando pela cabeça de Janus. Para quê? Acho que ele prestou um grande serviço abrindo os olhos de muita gente que achava que a Fundação seria imune aos pensamentos da Grande Impostura. Estes mesmos pensamentos na luta pela sobrevivência aprendem a se adaptar com o que tem, no caso a doutrina logosófica. A crítica de Janus mostra isso, e como estes pensamentos de impostura sabem do risco que a Logosofia representa para eles, tratam de infiltrar-se e manipular as mentes para ter o resultado que querem: aniquilação por falta de crescimento, insignificância na sociedade, é isso que vemos. Porque incomodou tanto as revelações da história de Raumsol e da história da Obra que Janus trouxe à tona? Porque tiram a roupagem de religião revelada e de messianismo que estes pensamentos tanto gostam.

    O blog do Janus não fala nenhuma mentira, deveríamos estudar e intercambiar sobre como não sermos vítimas de nossos próprios erros e sermos os culpados de um dia a Logosofia não ser nada mais que um grupinho “sui generis” insignificante na sociedade. Que tipo de Nova Cultura construiremos assim?
    Concordo com Janus por este e outros motivos, além do mais, não é possível deixarmos ele sofrer a primeira inquisição desta nova cultura movida pelos pensamentos remanescentes da Grande Impostura, se isso acontecer essa nova cultura já começa mal, mostrando a que veio, uma cultura na qual não se pode criticar, com lucidez e racionalidade como todos sempre vimos por parte de Janus e não se pode pensar diferente colocando contrapontos àquilo que a "Instituição Mãe" diz... Que coisa decepcionante. Alguns saíram em defesa dizendo que foi iniciativa de "alguns" e não da Logosofia em si, pois vejamos em nome de quem foi movida a ação, essa não cola.

    Se não suportaram nem a crítica do Janus, que foi elogiosa porque foi construtiva e cheia de elogios à Logosofia em si enquanto estudo para a vida, focou-se apenas nas mazelas que muitos já estão fartos de ver com os próprios olhos e ele teve coragem de expor para trazer o debate à tona, imaginem então quando a Fundação Logosófica atrair os olhares das religiões abraâmicas - todas as três vertentes - sabendo que a Logosofia não é neutra com relação à elas? Parece que não passaram sequer neste primeiro teste de suportar uma crítica inteligente e que sonha com o crescimento e maior influência da Logosofia na sociedade de fato, já sentiram-se atacados e partiram para a justiça, agora imaginem quando as críticas forem de intelectuais religiosos querendo não o bem, mas o fim da Logosofia atacando-a como uma nova religião que quer o fim das demais religiões, o fim da busca da Verdade pois ela já é a Verdade, enfim, a união do mundo em torno de um único Mestre, Raumsol! Como não parecer uma seita vendo desta forma?? E fatalmente são muitos dos próprios estudantes que passam esta imagem, é disto que Janus fala, é esta uma das causas de desconfiança e baixo crescimento, quem não vê isso?

    Leiamos a crítica de Janus sem preconceito, ele sintetizou o que faz muitos se sentirem incomodados, o que já afastou centenas, o que desinteressa a milhares, se nada é por acaso também não deve ser uma boa crítica em hora oportuna.

    L.R.

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  5. O processo está na reta final, vamos ver o que a Fundação vai fazer sobre a questão do processo contra o Google para ter o Janus em suas mãos...

    O que estive pensando diante do recente episódio na França, é que imaginem se alguém fizesse uma caricatura satirizando Raumsol? Qual seria a reação destes discípulos? Certamente seria apenas um novo processo, mas o que me preocupa é o germe do ódio por quem não concorda ou faça piada com suas crenças, este germe parece estar incubado na mente destes discípulos como em todas as crenças. A Logosofia está cada vez mais tomando ares de religião, pela aversão às crenças alheias, pela perseguição à quem pensa diferente, pela gratidão elevada à adoração pelo seu mestre que quase já não é mais visto como humano porque seu passado humano, de quem também evoluiu, aprendeu, que por isso pode ser chamado de precursor, vem sendo apagado ficando apenas seu ar misterioso parecendo o Verbo que encarnou para nos salvar da Grande Impostura e nos conduzir à evolução, o que é algo bem parecido com outros avatares, não? Então, espero que as críticas do Janus sirvam para pensar, ainda que o odeiem por isso ele não fez mal algum. Deixem de querer vingar seu profeta...

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  6. Apagaram novamente o blog do Janus? Faz três dias que a página não consegue abrir. Alguém tem o texto dele completo salvo no pc?

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    1. Havia notado isso também, mas normalmente por um curto período de tempo. Acredito que a nova plataforma blogger que o Janus está utilizando não é tão estável como o blogspot, fica fora do ar com frequência, mas agora mesmo por exemplo acessei e está lá. Nas vezes que vi o blog dele fora do ar também pensei primeiramente que haviam compelido ele à isso, mas notei que o próprio provedor do serviço (blog.com) também estava fora do ar. Então é isso, mas é bom avisarmos ele, acabei de deixar um recado lá. Para termos certeza que todos os interessados estão conseguindo acessar, se mais alguém não conseguir por tanto tempo como noso amigo acima relate também, não vamos deixar o blog do Janus ser boicotado, sabe-se lá...

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    2. Hoje voltou. Mas seria interessante que vários de nós tenhamos o texto salvo em hd, para que aqueles pensamentos, aquele extenso estudo não se perca caso o blog seja fechado e possamos publicá-los novamente, caso o Janus não o faça mais (ou até caso ele morra, nunca se sabe!).

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  7. Fiquei pasmo de ver que o tal processo continua, agora querem derrubar o recurso suspensivo do google, confesso que esta história somou-se ao meu mal estar que me levou à minha decisão. Eu me afastei da Fundação Logosófica faz pouco tempo, quase tudo que Janus relata eu vivi e o que mais me dá nojo é ver que ao invés de trabalharem para encontrar soluções para estes problemas preferem tentar autoconvencer-se que é mentira descobrindo quem ele é para processá-lo. Vejam se tem algum processo contra o jornalista Carlos Mello (http://www.ricardoorlandini.net/colunistas/ver/47/37964/logosofia_a_mais_nova_crendice_religiosa/), não tem, ele chama a Logosofia de seita esotérica, de falsa ciência, mas isso não incomoda a Fundação porque passa por crítica de quem não sabe do que está falando, ele se declara ateu e isso deixa parecer crítica de reacionário contra uma ciência que trata do tema Deus, deixa pra lá. Da mesma forma o blog que falsificou um texto homofóbico dizendo ser de autoria de Raumsol não foi processado (http://soc-alt.blogspot.de/2010/04/homossexualismo-falsidade-e-patologia.html), é baixaria, qualquer um nota, deixa pra lá. A esma coisa para a crítica feita pelo Waldo Vieira no Youtube. Críticas de baixo nível ou mentiras não incomodam, o que incomodou foi uma crítica de alto nível. Que cientista seria processado pela comunidade científica se fizesse uma crítica à forma como esta se conduz? Ciência tolera críticas bem feitas, só instituições obtusas e que se acham infalíveis é que não, como a história mostra algumas caçavam estes hereges e queriam mata-los por tal audácia. O que farão com Janus quando souberem quem ele é e onde mora? Processá-lo para tirar-lhe dinheiro como indenização por terem sido criticados? Sim, a lei permite, parabéns senhores! Com isso irão repetir a mesma receita dos políticos, quando um jornalista critica um partido ou um político, mesmo falando a verdade, logo começa a receber processos na justiça. O partido ou o político pode até saber que não vai ganhar, mas vão minando o jornalista de processos, já que ele não tem dinheiro e tempo para ficar nesta novela, acaba se calando. Já existe até um termo para isso, chamam de ASSÉDIO JURÍDICO. Quem for estudar essa ciência tome cuidado, se não gostar não pode criticar depois, não em público, você poderá ser perseguido por alguma instituição que ministra esta ciência – não estou afirmando qual - igual falam que a maçonaria faz com seus membros, e se você receber um convite de palestra no facebook não tenha a infeliz ideia de fazer algum comentário negativo, pode receber uma intimação na porta da sua casa, afinal, advogados voluntários não faltam para eles e não é contra a lei reclamar na justiça. É melhor ficarmos quietinhos, acho que já falei demais. Penso que dependendo do desfecho quem não concorda não deveria ficar calado, de alguma forma eu não vou, mesmo que eu seja o próximo a ser processado. Talvez o caminho seja esse, sermos tantos que fique inviável processar todos, quem sabe? Digo isso sem fazermos injúria ou difamação, óbvio, mas discordar e descrever os motivos disso, de forma filosófica e racional, não pode ser motivo de perseguição. Não queremos uma "inquisição científica", deixem os livres-pensadores em paz!

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  8. O que pensam da idéia de nós, filiados e ex-filiados, que compartilhamos e consentimos com os pensantos expostos pelo Janus, criarmos um fórum, grupo de email, ou algo do tipo, para intercambiarmos nossos próprios estudos e compreensões da ciência logosófica sem as amarras do fanatismo e dos pensamentos fariseus presentes atualmente na maioria das sedes?

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  9. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1807201116.htm

    O link acima se refere ao texto de autoria do recifense Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé, filósofo, professor, escritor, colunista e Ph.D em filosofia pela Universidade de Tel Aviv, publicado no caderno Ilustrada da Folha de São Paulo de 18 de julho de 2011. Essa leitura suscita vários questionamentos pertinentes ao assunto tratado nesta página. Tirem suas próprias conclusões.

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  10. Estimado Anônimo do dia 24/01, lamentavelmente terei que utilizar o artifício do anonimato para preservar algumas amizades de seres, que crédulos, continuam crentes da redenção de si mesmos. Pessoas que permanecem com suas mentes sedadas, alimentam suas ilusões torpes na esperança de que algum dia alcançaram o "livre-arbítrio" para gozar da certeza de que pensam de forma consciente, sem que entidades mentais tomem posse de suas condutas ilibadas. As vezes lamento por estes pobres espíritos míopes, que incapazes de ver a verdade posta a mesa pela vida cotidiana, insistem em acreditar numa seita, sim, uma seita transvestida de ciência. Ora, se é ciência, por que não admite que se questionem seus ensinamentos e não permite que seja objeto de especulação, converte-se, então, em dogma. Essa doutrina, fundada por um rosa-cruz, preterido por seu mestre, que se outorgou mensageiro de uma nova cultura peca pela contradição ao que "prega". Alguém que age como um messias, o portador da boa ventura, pede gentilmente aos seus sectários que se lembrem dele uma vez ao dia, reverenciando-o em gratidão a oportunidade por ele concedida, quando nem mesmo o divino Deus o faz. Raras vezes experimentei nesta vida um ambiente tão artificial, local onde a superficialidade campeava com um misto de educação puritana e sorrisos amarelos. Não existe "verdade" num ambiente onde a liberdade de expressão ou de pensamento são tolhidos, prevalecendo não a razão, mas o "ensinamento", mesmo que equivocado e anacrônico, de um homem que se considerou o redentor da humanidade. Cidadão egocêntrico que plagiou o conhecimento filosófico, dizendo-se autor original, ignorando a ética e respeito pelo trabalho de homens que tanto contribuíram para humanidade. Qualquer pessoa dotada de um conhecimento mais holístico é capaz de observar isso, lamentavelmente. Penso que o blog do Janus trouxe uma dor de cabeça tremenda para os mensageiros da nova cultura. Aquele blog acabou se convertendo num confessionário, um testemunho contendo milhares de opiniões a respeito do assunto. Qualquer um que pretendesse ingressar, após ler aquele corolário de experiências certamente relutaria ou desistiria durante o processo. Imagine a situação numa ordem ávida por aliciar novos discípulos para expansão da obra. Daí a ira, a intransigência e a intolerância daqueles que se julgam acima do bem e do mal, difundindo seu mundo quimérico como salvação. Vítimas da "psiquiálise" que potencializam suas deficiências e propensões que ingenuamente creem estar superando ao cultivar comportamentos questionáveis e porque não incluir também, homofóbicos. Imposturas já temos muitas, não precisamos de mais nenhuma, apenas de liberdade.

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    1. Discordo em partes, no entanto não posso censurar sua opinião, que em alguns pontos está de acordo com a minha também, não discordamos em tudo. Em meu ponto de vista o blog do Janus não tinha e não tem, porque ainda existe apesar de as centenas de comentários não estarem mais lá (ele diz que os tem em backup e talvez os republique, vamos esperar). Penso que todos estes problemas que você vê até mesmo a respeito da imagem do Mestre Raumsol são problemas causados muito mais pela postura adotada dos seus discípulos frente aos ensinamentos, frente à bibliografia, como está exposto em toda a crítica do Janus. Acho que na resposta que o Janus me deu na pergunta que publiquei no pequeno texto deste meu blog está um pouco da explicação do problema que nos causa a falta de conhecimento da realidade da logosofia como algo que evoluiu e da mesma forma o Mestre desta doutrina-filosófica. A esperança de um lado (visão dos fanáticos), ou a cobrança por outro (a sua a meu ver, sem ofensa), de que ele deveria ser perfeito para poder ter produzido uma doutrina filosófico-espiritualista de altíssimo quilate é que tanto nos faz abraça-la como uma religião quanto nos afasta pelo mesmo motivo. A crítica do Janus concordo que deve ser uma grande dor de cabeça para muitos, porque nos faz pensar sobre tudo isso, de que muita coisa mesmo dos livros atuais pode conter resquícios ainda da fase esotérica, porque a logosofia evoluiu, é muito interessante o que Janus coloca de que se a fase esotérica ou dita antiga fosse uma espécie de fase provisória como alguns querem é curioso que ela tenha sido ministrada por Raumsol por quase o dobro de anos que a fase dita nova, e sem separar o que é ciência prática e o que pode ser tomado como elemento desta história da obra e do autor ficamos sujeitos a tudo o que ele coloca ali.

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    3. Amigo visitante "anônimo", desculpe ter excluído seu comentário, foi unicamente pela introdução. Estou tentando ter um certo cuidado para não ter problemas com este blogue, estamos falando sobre a forma como o estudo da logosofia vem sendo conduzido institucionalmente, os reflexos disso, os problemas, as causas de desânimo, desinteresse e afastamentos, da imagem de pseudo-ciência, entre outros, tudo isso sem mencionar qual instituição seja e sem manchar a honra do autor que poderia ser reclamado também, eu acho.

      No entanto permita-me colar abaixo o restante de seu comentário após esta introdução a que me referi, espero que você não se sinta ofendido por eu ter "cortado" o início mas entenda meus motivos. Mesmo tendo um entendimento diferente do seu a respeito da Logosofia, sou mais como o Janus, ainda assim sua experiência merece ser refletida para aprendizado justamente no sentido de corrigir os erros apontados na crítica dele. Segue o restante do seu comentário, infelizmente você não deixou um apelido para citar sua autoria, mas enfim, segue abaixo:

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    4. (continuação...)

      Segue seu comentário como explicado acima:

      Estimado Aprendiz,

      Como andarilho errante já transitei por vários mundos, nasci católico, ingressei no espiritismo (...)
      Me afastei do espiritismo em decorrência do misticismo que cerca a doutrina, mas era um ambiente muito mais elevado ou superior ao das sedes, não me refiro ao intelecto e a condição social do membros, eles não segregam ninguém, não exigem uma preparação preliminar para saber se esta ou aquela pessoa divergem dos ensinamentos kardecistas ameaçando contaminar o ambiente com idéias novas ou reagindo aos ensinamentos, acolhem a todos, desde professores e engenheiros até aos menos favorecidos, simplesmente porque entendem que todos podem ter algo novo a acrescentar. Cabe ressaltar que os centros espíritas vivem de doações, não cobram nada de ninguém. Neste ambiente heterogêneo e humilde, tinha-se prazer ao olhar nos olhos das pessoas, neles via-se a sinceridade e o bem querer verdadeiro, mesmo com aqueles que eram mais distantes. Voltando ao foco, é claro que deixei pessoas amigas na antiga sede, daí o anonimato, infelizmente eram exceções. Antes, porém, havia ingressado no IIPC do Waldo VIeira, médium que compartilhava as mensagens do espírito André Luiz com Chico Xavier (este sim, um iluminado), que após uma viagem ao oriente fundou sua pseudo-ciência, que, no entanto, também não exige nenhuma preparação anterior para verificar se ciclano ou beltrano esta apto a ingressar. Embora breve, foi muito mais profundo e enriquecedor que meus anos de discípulo. Felizmente ou não, ingressei com uma bagagem filosófica muito grande, todavia já sabia o que iria encontrar, pois, já havia lido boa parte da obra. Após algum tempo de estudo e tendo estudado toda obra do "maestro", me concedi alforria. Como qualquer seita ou religião, após exaurir todo conteúdo, volta-se a marretar infinitas vezes o mesmo assunto. Alguns estudantes menos atentos se deslumbravam e diziam encantados, como qualquer crente, nunca tinha percebido aquela mensagem em determinado ensinamento ou trecho da obra. Em certo ponto a coisa se tornara tão enfadonha, que reapresentava meus estudos de anos anteriores e os condiscípulos ficavam admirados com minhas experiências com a aplicação do método, que nada difere do método para estudo filosófico. Sempre gostei de escrever, talvez em função disso meus estudos tivessem algum brilho. Certamente há muita coisa útil nos ensinamentos, principalmente no que tange ao mundo mental, no entanto, nem tudo que se propõe a fazer o bem é necessariamente bom. Continuo minha busca por respostas, não descartei meu material, inclusive releio meus estudos esporadicamente. Ultimamente me enveredei pela Teosofia, interessante, tem um bom conteúdo, mas também padece de alguns vícios. Se pretende experimentar novos horizontes, sugiro alguns sabores. Aprecio muito todos os filósofos, principalmente os alemães. O chileno Humberto Maturana também é recomendável, mas o autor que mais mexeu com meu pensar foi o indiano Jyddu Krishnamurti. Os livros do físico brasileiro Marcelo Gleizer também merecem ser lidos. Abraços.

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  11. Respostas
    1. Quanta gente perdida. Este último mesmo já leu dezenas de autores e não se achou; as críticas são estapafúrdias, visão distorcida e fantasiosa. Não descobriram que evolução se realiza internamente e não fora. Passarão o resto da vida procurando, sem encontra as respostas. Não entenderam nada.

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    2. Bom, você pelo visto já "encontrou" e "entendeu tudo" já que tem autoridade para afirmar categoricamente que pessoas como o visitante acima estão em uma busca inútil e não entenderam nada. Para mim parece que você aprendeu a repetir o que outros já lhe disseram, eu assim como Janus e muitos outros buscadores de uma maior evolução da consciência não sou dos que desdenham da força e utilidade de conhecimentos que se acham nestas "dezenas de autores" que você parece desprezar. Quer um exemplo prático de resultado alcançado por alguém que buscando fora aprendeu a olhar para dentro de si mesmo e enxergar aquilo que aprendeu? Mário Cortella, brasileiro como nós, você já viu as palestras dele? O grau de sabedoria e consciência que ele alcançou? Ele sozinho faz uma impressionante divulgação de conhecimento para viver melhor, ensina, vive o que ensina. Certa vez alguém disse ter perguntado para a esposa dele: "ele é no dia a dia essa pessoa que vemos palestrando?" e ela respondeu "sim, ele nos ensina todos os dias em casa e é um exemplo vivo do que fala". Só quis citar um exemplo para ilustrar. Talvez haja um preconceito no que você e muitos aprenderam a chamar de "buscar fora". Se eu busco fora, mas uso o que aprendo para olhar para dentro e comparar com o que sou e com o que tenho, isso não é realizar internamente também? Acho que a crítica do Janus continua e continuará atual e válida por muito tempo, infelizmente.

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  12. Prezado blogueiro. Se você mesmo afirma em sua critica que não é a instituição que ensina a crer nem a transformar o autor em avatar, que são alguns ou muitos, o que concordo com você e com o Janus; mas o que descobri é que estas pesosoas estão em um processo da mesma forma que você. Muitos não conseguem se livrar das crenças e substituem sua crença pela Logosofia; e seu antigo mestre pelo autor da Logosofia. Você sabe, eu sei, o Janus e muitos outros sabem disso; mas porque preocupar-se com eles e não com os que já superaram suas crenças? porque criar estes blogs para expor os ainda crentes, que tem dificuldade em largar sua crenças?. Todos que procuraram a Logosofia e outras doutrinas semelhantes tal como rosacruz, maçonaria, sei sho noie, gnose, teosofia, antroposofia, ou mesmos as grandes religiões, não estão todos em busca de respostas? em busca da verdade?. Não sabem vocês que a verdade não se revela a todos simultaneamente? cada um a encontra na medida de seu merecimento e evolução? Que bom que vocês superaram suas crenças e deixaram de ser crentes em Logosofia, mas não se tornaram crentes de sí mesmos, sabedores de uma verdade que os outros nao conseguiram alcançar? Eu vejo que sim, e estes blogs, seu e do Janus, é a prova disso. Parece que você transformou o Janus no seu Mestres, que substituiu um antigo mestre por Pecotche e agora por Janus.O que voces vêem eu também vejo, mas ao invez de abrir um blog para criticar, eu trabalho comigo buscando identificar as crenças em mim e atingir a sabedoria. No momento que perceber que a Logosofia não atende mais a minha busca, procuro algo melhor. simples assim. Deixo eles em paz e sigo meu caminho, mas sem abrir um carrinho de pipoca ou montar uma barraquinha na frente da instituição antiga e ficar com um megafone na rua criticando meus antigos amigos. Possivelmente você nem publicará o que escrevo, porque nao coincide aos que compartilham de suas idéias, e apresenta críticas às atitudes de vocês. Vocês criticam os dirigentes por não aceitarem críticas; o que é verdade, mas vocês estão preparados para serem criticados? ou simplesmente refutam porque se consideram donos da verdadeira interpretação da verdade?

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    1. Bom, acho que tanto aqui quanto no blog do Janus - lá muito mais - foram publicadas críticas contrárias ao blog, não coincide com sua observação final. Mas sobre a utilidade das questões levantadas, vejo que o problema é que elas por não serem superadas no coletivo causam muito prejuízo para a divulgação desta maravilhosa ciência, nisto concordo com Janus, nisto muitos concordam. Você mesmo parece não discordar da realidade que ele aponta e que eu apenas dou aqui minha opinião a respeito, mas você entende que deve-se deixar as coisas como estão, sem mudar nada, isso é evolução? Eu mesmo perdi dezenas de difusões por logo a pessoa fazer um juízo de que Logosofia parecia uma religião mais do que ciência, e os motivos ficaram mais claros para mim depois que comecei a analisar bem todo o conteúdo do blog do Janus. Não troquei Raumsol por ele, simplesmente não posso mais concordar com ninguém sendo discípulo de Raumsol? Isso é fanatismo, é o pensamento religioso de escolher um só deus e devotá-lo unicamente, quem pensa assim acho que é porque tomou Raumsol por Deus e não por Mestre. Muitos autores consagrados são mestres para mim, falo se autores sérios, aprendo também conhecimentos úteis com eles, porque não? Mas para alguns discípulos falar desta forma soa como heresia, como traição à gratidão única que se deve ter exclusivamente por Raumsol se tratando de conhecimento para evoluir a consciência. Você diz que basta cuidar de si mesmo e caso esteja incomodado que se retire, como diz o ditado, mas isso também não é uma espécie de egoísmo ou negligência frente a possibilidade de superar de forma mais acelerada estas questões e fazer avançar com mais aceitação a expansão da Obra afastando para longe as questões criticadas? Não se está criticando uma pessoa, ninguém está criticando amigos, não aprendemos por acaso a separar o pensamento da pessoa? dirigente não é uma pessoa específica, é um cargo ocupado e nele atuam pensamentos, falamos aqui dos rumos adotados e dos resultados obtidos. eu queria ver uma ciência logosófica com muito mais representatividade na sociedade para poder dizer que de verdade estamos ajudando a construir uma nova cultura, mas por enquanto parece ser utopia e se vai realizando apenas egoisticamente por um grupinho que luta pra não desintegra-se na imensidão da humanidade. É o que penso, por mais que me doa dar razão a este pensamento.

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  13. ( PARTE 1)

    E o processo continua! O google tentou suspender a causa, afinal, se não houve calúnia, se não houve ofensa, porque quebrar as regras do Blogspot já que o perfil com uso de apelido é permitido desde que não se abuse do que é permitido por lei? Se não houve agravante contra a lei porque exigir saber que é Janus? Sim, sabemos, porque ele teve a audácia de criticar quem se julga acima de qualquer defeito ou crítica, quem é perfeito, quem não tem nada para ouvir que poderia ser melhor. Quantos fora lá concordar com ele? Centenas no mínimo, o que comprova o que está dito de que o blog é uma compilação de fatos e verdades que circulam no meio e são ignoradas, não uma invenção. É mesmo muito curioso como já disseram que esta prestigiosa instituição nunca processou outros sites que estes sim falaram mal da Logosofia, esculacharam sua doutrina, até mesmo falsificaram textos como sendo de Raumsol, porque simplesmente a mentira nunca os incomodou, incomodou a verdade posta à cara de todos para literalmente polemizar e com isso gerar alguma reação concreta ao invés de apenas conversinhas que nunca foram para frente e nunca resolveram nada. Querem saber quem foi o audacioso para puní-lo e acabar de uma vez por todas com os atrevidos que se aventurarem a serem questionadores dos rumos definidos por quem se acha dono da barca e pode decidir por todos, sem nem precisar consultar democraticamente a massa de filiados, um retrocesso no conceito de democracia. Na eleição para reitor todos votam? Não, só os que sabem o que é melhor para todos, não há chapa, não há propostas, não há nada. Diante desse ambiente de “cale-se quem tem juízo” um discípulo se atreveu a compilar e escrever o que incomoda e causa grandes problemas para o conjunto e para a imagem e expansão da Obra na sociedade, e agora vai ser caçado e crucificado... e ainda houve os que acharam forte demais usar a expressão “fariseus” para este tipo de dirigente - sem citar ninguém e ainda explicando que fariseu é o pensamento na mente deste tipo de dirigente, não ele como pessoa, o que está de acordo com a doutrina logosófica - e que seria ingenuidade dizer que não existe assim como existe em qualquer instituição do mundo. E mais uma vez os fariseus vão crucificar aquele que fala somente a verdade.

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    1. ( PARTE 2)


      É isso aí, parabéns à vocês grandes e sábios condiscípulos, o Maestro certamente faria o mesmo, afinal, só vocês sabem o que ele faria e fazem por ele. Por essas e por outras também ouço cada vez mais pessoas reavaliando a permanência como filiado. Que pena que não existam ainda outras opções, quem sabe seja o momento oportuno, afinal, qualquer grupo de estudantes capazes e com novas ideias pode criar uma associação de estudos logosóficos, com CNPJ e tudo, difundí-la, fazê-la crescer, etc. Quem sabe seja o caso, se a instituição a que pertencemos não nos deixa propor nada nem querer propor nada que possa ser melhor adaptado ao panorama atual da nossa sociedade, então porque não criarmos outras? Fazermos algo como são os centros espíritas, sem a necessidade de um poder central que mande em tudo e em todos, temos o Maestro nos livros, temos inteligência, podemos andar com nossas próprias pernas e de braços dados, sem ninguém nos puxando como rebanho e sacrificando os insolentes questionadores na nossa cara para nos servir de exemplo! Talvez em nossa forma de nos organizarmos deveríamos aprender um pouco com quem tem séculos de experiência, como a Maçonaria, lá existem várias “lojas” de pequenos grupos onde todos tem voz, onde existe democracia, cada uma autônoma mas ao mesmo tempo todas vinculadas pela mesma doutrina. Mas não, não podemos pensar nem questionar nada, aqui aprender a pensar é pensar como nos deixarem pensar! Que vergonha, que vergonha!
      Parabéns Janus, saiba que nem todos concordam com o que querem fazer com você e espero que haja uma reação neste sentido para que não assistamos calados você ser punido por falar o que muitos queriam ter dito e ter conseguido fazer isso de uma forma que o recado tenha chegado ao ouvido de muitos.

      O juíz que obrigar o Google a revelar sua identidade reforçará com mais um exemplo em nossa sociedade o uso de meios legais para conseguir fazer perseguiçao ideológica, quase perseguição religiosa nesse caso, que se faz contra aqueles que questionam a autoridade de uma crença. O mundo inteiro padece desse mal, e a Fundação que somar mais um exemplo próprio.

      Preparemo-nos! Na Nova Cultura vai ser assim, escondam-se os que questionarem, fundem grupos secretos para combater a tirania e o fanatismo, para lutar pelo direito da liberdade de pensar... tudo de novo, é a história se repetindo como sempre.

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  14. Vou postar abaixo um trecho de uma resposta do Janus no seu blog à uma participante, acho que quem é à favor do processo que a Fundação está movendo devia ao menos pensar nisso, porque acho que muitos destes enquandram-se na analogia que achei muito boa:

    "Fico imaginando se o PT resolvesse processar todos (inclusive estudantes de Logosofia, eu vi MUITOS) que sairam pela internet dizendo que o PT é corrrupto, que o PT é isso e que o PT é aquilo, de forma muito pior do que se possa comparar ao meu blog porque aqui minha crítica é de quem quer ver uma Instituição melhor e mais pujante. Fico imaginando o presidente do PT autorizando processos judiciais contra todos esses que criticaram o PT na internet porque afinal não podem “falar mal” do PT como pessoa jurídica, afinal, os petistas filiados e políticos ativos que não são corruptos sentiram-se ofendidos junto ainda que nenhum houvesse sido citado… Bom, vamos tornar mais ameno, digamos que estes que criticaram o PT tomaram o cuidado de dizer que no PT existe "muitos corruptos, não todos" e que coisas podiam funcionar melhor e se adaptarem à realiade da nação para o partido ser melhor visto, mais aceito, para quem sabe receber mais filiados e simpatizantes... Mas ainda assim ficou muito vago, o presidente e a comissão jurídica responsável ainda vai achar que o PT tem que buscar e processar essa pessoa porque os bons petistas não podem ver seu partido receber uma crítica. Mas espere um pouco, a crítica não foi construtiva nesta segunda hipótese? Não interessa, diriam, o indivíduo não podia ter feito isso, ofendeu nosso imaculado partido, processemos ele!
    Ao que parece então depois que se troca o crer pelo saber abandona-se alguns “saberes” importantes como o velho: “Não faça aos outros…”

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  15. Saiu do ar de novo o criticasalogosofia.blog.com

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  16. Pelo jeito o segundo blog do Janus foi deletado. A Logosofia não gosta de ser criticada, apenas de criticar.

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  17. (PARTE 1)

    Na realidade é um problema do provedor, o Blog.com está fora do ar também. Mas acompanhando o processo jurídico contra o Google pelo TJMG dá para ver que o google aparentemente foi o brigado a revelar o IP do antigo blog do Janus, qual será que vai ser o próximo passo? Olha até onde vai a raiva exposta pela Instituição Logosófica em questão por um ex-filiado falar com eloquência e razão sobre problemas reais que incontáveis estudantes foram somar voz, contra blogues ainda mais antigos que chegaram a falsificar textos homofóbicos colocando Raumsol como autor nunca fizeram nada, é só buscar Logosofia+homossexualismo, sem contar outros que afirmam categoricamente que a Logosofia é uma pseudociência, uma seita, uma religião travestida de ciência fazendo lavagem cerebral, etc. Nada, nada contra estes. Deveriam é começar a pôr estes assuntos na mesa e começar a pensar a respeito, é tudo uma realidade, nada inventado, cansei de ver gente falando a mesma coisa nos bastidores das tertúlias e núcleos, mas só nos bastidores porque abertamente ninguém fala porque senão vai ser tratado como elemento estranho do grupo já que os que levam a coisa à frente são os que apresentam um padrão de pensamento a respeito da Obra, dificilmente alguém que pense como Janus chegaria a qualquer cargo já que a “democracia” na passagem de cargos sabemos que é um pouco diferente, só quem atingiu cargos dirigentes vota ou ajuda na escolha de substitutos, para ter chegado nesta condição você teve que ter certas características (jamais as de Janus), ou seja, mudam as pessoas mas os pensamentos que dirigem a coisa continuam sempre os mesmos.

    CONTINUA...

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  18. (PARTE 2)

    Com o episódio histórico deste processo à caça de Janus na minha opinião fica uma imagem de que com o uso da Logosofia se pode fazer uma verdadeira teocracia, uma logosóficocracia, onde criticar seja a doutrina ou a instituição lhe renderia ser caçado mesmo se a crítica for inteligente e bem feita, afinal, não vi ninguém ser citado ou mesmo linguagem imprópria no blog. O que rendeu o processo foi a brecha do anonimato relativo, porque o google sabe quem é e deveria ser obrigação revelar só no caso de haver de fato ofensa direta, mentiras, etc. Na minha opinião foi um excesso de “nãometoquismo” forçar a barra de que houve ofensa à honra da instituição, por favor, canso de ver discípulos malhando o pau no PT e tem muitos políticos bons no partido, seria justo o PT processar o discípulo que critica o partido no seu facebook? Querem maior demonstração de farisaísmo, que foi o termo que não gostaram, do que se achar incriticável? Quem não se considera objeto da crítica é só não vestir o chapéu como se diz.

    Janus chegou a escrever que até o Comitê Gestor da Internet no Brasil e o MP estiveram “visitando” seu blog segundo seu painel de estatísticas... Meu deus, vejam o exagero da sede de vingança que querem por ter surgido um crítico à altura que não esperavam, parece que precisam acabar com ele logo, afinal, é mais fácil que repensar muitas coisas ali apontadas. Agora quero ver o que vão fazer, qual será o próximo passo, o martírio que Janus sofrerá...

    Tem uma inquietude que o blog colocou na minha mente que ficou incomodando: se a Logosofia hoje ou daqui a 200 anos sumir, que falta fará? Se não fizer falta é porque falhamos, ou nos acomodamos na ideia de que “faz bem pra mim então é o que importa”, porque o sentimento que o Maestro passa para quem lê mesmo é de influenciar a cultura do mundo, de mudar a cultura da humanidade ou ao menos influenciá-la a ponto de ser notada. Quem não faz falta é porque sequer foi notado. O Maestro em uma conferência diz que a maçonaria falhou tendo tido uma maravilhosa oportunidade, vejamos que a maçonaria foi fundada como tal em 1717 e o Maestro diz mais ou menos 230 anos depois, então podemos dizer que se em 230 anos não fizermos falta nenhuma nem formos notados também falhamos, e já se foi 1/3 do tempo. O Janus neste sentido nos passa uma crítica desta situação e uma análise fria a racional das possíveis causas, o que me preocupa é quem mais gostaria de que ninguém fizesse nada e deixasse a Logosofia “morrer” seria justamente a Grande Impostura. Não seria possível pensamentos da Grande Impostura estarem operando travestidos de pensamentos logosóficos causando a estagnação da Obra? Pensando assim, será que o Janus é o inimigo como estes pensamentos querem fazer parecer?

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  19. Às vezes penso que o discipulado é racional demais. Esse "demais" é no sentido de ser muito polarizado. Noto alguns cultores muito "bitolados" devido ao esforço de estar sempre alerta, sempre se preocupando em racionalizar até os acontecimentos mais triviais. É um tipo de atitude que chega a ser até inconveniente, pois no intuito de ajudar, infiltram na vida alheia e dão conselhos e sugestões sobre tudo, além de fazer um levantamento de perguntas a vida dos que os cercam. Claro que não são todos que são assim, mas, na minha percepção, é uma parcela significativa. Vejo essa postura mais como fruto da especulação intelectual do que das experiências internas verdadeiras. Já vi mais de um com esse tipo de comportamento ter que se afastar da Fundação por problemas psicológicos. Depois, esses que têm que se afastar devido ao problema, são esquecidos para que ninguém saiba que um estudante de logosofia apresentou um problema psicológico. Já vi casamentos se manterem só para preservar o "exemplo", quando a separação seria o melhor caminho. Acho que é uma carga mental muito grande ter que se esculpir como um exemplo perfeito, e ter que se vigiar constantemente para esconder qualquer defeito. Sei que o que digo está um pouco fora da linha dos comentários anteriores, mas achei oportuno dizer o que penso. Eu queria estar errado, mas penso que esse tipo de atuação dificulta o real avanço no conhecimento de si mesmo. Tanto que são mais valorizados os que ajudam a instituição avançar do que os que contribuem com um interesse real pelo ensinamento, interesse crítico, e com compreensões profundas que não encontram eco entre os que partilham compreensões tradicionais e respostas prontas.

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  20. Boa tarde,
    lendo um pouco do que vocês manifestam, conclui que vocês estão insatisfeitos com alguns aspectos da condução da Logosofia. Se eu pensasse como vocês não perderia um minuto sequer em gastar energia com algo que não me satisfaz, pelo contrário, partiria para outra. E "crítica construtiva" não existe. O que ela fomenta é o separatismo e vocês são prova disso, pois estão separados da Logosofia por não suportarem as diferenças de pensamento, o que é normal. Se há estudantes que na condição de dirigentes não atendem ao que imaginamos ser o correto, saibam, aliás deveriam saber, que sempre um conjunto define uma forma de encaminhar os assuntos e temas logosóficos. Obviamente há divergências de opinião, mas sempre busca-se uma conciliação nas principais ideias e, nas divergências, espera-se um momento oportuno para lidar com elas. Parece-me que quem acompanha o pensamento daqui frustrou-se, assim como eu me frustro em alguns momentos da vida. Os problemas de entendimento lido naturalmente com eles e não fico propagando "críticas construtivas" para esconder as minhas dificuldades de relacionamento. Se a Instituição está buscando as vias legais de proteger a Fundação é tão justo como é justo quererem opinar sobre o que não lhes agrada mais. E que a Justiça decida o que concorda com a lei. É um direito legítimo buscar as prerrogativas da lei independente do que eu ou vocês pensem a respeito. Eu posso achar inconveniente e desnecessário esse blog mas entendo que é um direito de vocês se expressarem, mesmo que eu ache que nada mude nos destinos da Instituição o que vocês sugerem como "críticas construtivas". Se eu fosse alguém buscando informações sobre a Logosofia, pouco ou nada agregaria esse blog no entendimento, pois, se eu não vivesse e experimentasse o que a Logosofia ensina, simplesmente ficaria a imagem negativa da Instituição que é o que vocês passam sobre Logosofia. Repito, façam o que quiserem, a Logosofia segue seu caminho, mesmo com dificuldades. Mas se eu um dia desistir da Logosofia, jamais ficarei criando blog ou grupo de "discussão" para desafogar meus problemas de entendimento. Isso não é uma crítica, é uma opinião.

    Abraço a todos.

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  21. Para concluir, todos os comentários que li são observações feitas na conduta dos outros, nos erros alheios. Nada mais peculiar que voltar os olhos para o externo e esquecer de olhar para si. Resulta fácil apontar o dedo. Como disse, os problemas são de entendimento. Enfim, usem as energias para encontrarem um caminho que lhes agradem. Tem caminhos mais fáceis. Na Logosofia cada um tem que olhar para dentro de si e se o outro servir para algo, é para observar as boas e más condutas para copiá-las ou evitá-las. "Críticas Construtivas" façam a si mesmo se elas servirem para algo. Dentro da Instituição leva-se para o intercâmbio e sempre busca-se o melhor, mesmo quando a minha ideia não prevaleça. Busca-se o melhor entendimento para o momento. Mas quando o ego fica machucado, busca-se desafogar em outros mares através das "críticas construtivas". Não é ironia, é o que eu penso.

    Abraço a todos.

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    1. Bom, você veio aqui, não gostou do ambiente e da forma como se trata o tema (ainda que virtual) e gastou seus minutos fazendo uma crítica... Como foi dito, talvez seja sua opinião que não exista crítica construtiva, ainda que a esteja fazendo com relação ao blog, porque não quer destruí-lo, o faz com a intenção de “jogar luz” no que julga ser obscuro, mas por você não acreditar não quer dizer que a crítica construtiva não exista. Tomemos o exemplo que já foi dado do cozinheiro, se ele não receber críticas e não estiver aberto à considera-las, selecionando as que de fato possam fazê-lo melhorar, ele não irá aperfeiçoar-se no seu trabalho. A crítica tem um valor imenso na cultura humana, nas empresas, etc. Desde que a crítica seja focada no alvo certo, como no caso aqui onde é impessoal e foca no pensamento e não nas pessoas. Como se irá buscar solução para um problema o qual se ignora a existência?

      A filosofia construiu toda a sua história baseada em boa parte na crítica de um novo autor com relação à outro que lhe antecedeu, fazendo-a dar um passo a mais, ou ampliando o entendimento de temas que trouxeram muita evolução para a cultura e sociedade humana. A não ser que você não acredite na importância da filosofia para a humanidade não há como negar a importância da crítica para a evolução do pensamento e por consequência da atitudes também.

      Na sociedade humana muitas instituições, até mesmo a Igreja (por que não?), melhorou em muitos aspectos após receber críticas de quem a queria ver melhor e não simplesmente “pular do barco” e “partir pra outra”. Você sabe que a própria Logosofia faz duras críticas às religiões, porque simplesmente não as ignora e deixa ela com seus problemas e com seus envolvidos se acha que ela causa problemas para quem está lá? Basta não estar lá então, simples assim. Mas sabemos que não.

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  22. Quando são feitos gracejos e quando se dão "cutucadas" na filosofia de vida de alguém que não estuda logosofia, toma-se o ato por um bem feito ao outro, mesmo quando o outro enfrenta fortes comoções por isso. Não é incomum esse tipo de atitude, que é crítica, embora não chamem como tal. Quando se aplica o mesmo instrumento à logosofia, aí já é perda de tempo e gasto de energias.

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  23. Acho que entendi o que você disse, quando um estudante critica alguém que pratica yoga ou é maçom por exemplo, considera que está fazendo um bem ao tentar mostrar incongruências à filosofia de vida do outro, mas quando este mesmo estudante as recebe aí considera uma irracionalidade e perda de tempo. Até aí ainda estaria tudo bem, mas na verdade o que querem é a prisão do autor da crítica, ou no mínimo uma boa indenização para esta milionária instituição sem fins lucrativos, veja-se o patrimônio que tem. Nem a Igreja Católica nem o Papa chegam a tanto com seus críticos, que não são poucos nem tão racionais e equilibrados como o Janus. Alguém vê ex-padres, bispos de outras igrejas ou blogueiros sendo caçados e processados pela Igreja e pelo Papa? Cuidado com esta instituição que quer construir uma nova cultura, porém na qual vê-se desde já que vocês não poderão criticá-la publicamente, não poderão questionar seus rumos institucionais, não poderão tentar serem formadores de opinião com o uso da internet caso considerem que esteja sendo feito alguma injustiça como o que se falou a respeito da história que se quer apagar. Quem se esforça por apagar a própria história senão quem tem motivos para ter vergonha dela? Como eu disse a exemplo da Igreja Católica, ela não está processando quem escreve blogues sobre a Inquisição porque precisa a todo custo que ninguém saiba ou lembre de seu passado porque isto afastará novos fiéis, criará uma má imagem que desmotivará o potencial novo católico... Isso é ridículo. Até a Igreja faz uso de meios interdisciplinares para evoluir tal como associar sua teologia com estudos da antropologia e da filosofia, ao que parece não a Logosofia mas certas instituições são soberanas da Verdade e não precisam de nada nem ninguém que lhes diga algo que a faça rever condutas, se for para chegar a esta concussão terá que partir de dentro, ainda que leve tanto tempo que seja mais fácil ela extinguir-se da terra. Já fui estudante, sinceramente tenho convicção na força da verdade logosófica mas sou pessimista quanto ao sucesso da instituição nesta empreitada, meu desânimo não é com a Logosofia mas sim com a forma de fazer Logosofia que certa instituição logosófica tem tomado muito bem retratada no blogue do Janus, penso que a Inteligência Universal achará outros caminhos para esse conhecimento espalhar-se no mundo, mesmo que sem a chancela da Logosofia. O que é um sinal disso senão muitas inquietudes, autores, filósofos, educadores e até filmes infantis (vejam Divertidamente) que convergem para realidades tratadas no estudo Logosófico? Deus com sua inexorável Lei da Evolução não irá parar se as instituições logosóficas resolverem ficar estagnadas. Somo isso ao que disse o visitante de 17 de Julho que escreveu mais acima (partes 1 e 2).

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  24. Que muitos conceitos logosóficos são tocantes, não há dúvida. E Raumsol escreve de uma forma inspirada. Não trata simplesmente de recompilar textos antigos, mas há vida no que ele escreve. Muita coisa pode ser extraída no contato direto com os textos. Creio que o principal problema na difusão de seu pensamento seja a institucionalização das compreensões. O estudo, nas sedes, não é tão livre assim. Há um modelamento discreto do que é "certo" compreender ou não. Isso fica mais visível quando se começa a fazer parte do corpo docente, e existe o "perigo" de as compreensões pessoais influenciarem outros. Daí que vem aquela sensação de uniformização das respostas quando se pergunta algo específico a um estudante de logosofia. Geralmente a resposta começa com um "eu penso que..." seguida por uma cópia quase literal de um trecho memorizado de um livro logosófico, ou então de uma compreensão dita no passado por algum condiscípulo e que ficou na memória do conjunto. É um paradoxo manifestar citações começando com um "eu penso que...". Isso só demonstra que não se conseguiu fazer uso proveitoso dos instrumentos oferecidos para obter de fato um conhecimento. _ O que é um pensamento? O que é o mundo metafísico? O que é o espírito? _ "Eu penso que..." e lá vem um recorte. É diferente, em uma faculdade, assistir a um trabalho feito por um aluno e assistir a uma aula de um professor. Percebe-se claramente a diferença na profundidade, no conhecimento de causa. Quem ouve percebe isso. Mas, manifestar ou não essa impressão depende em parte do grau de auto-afirmação de que o interlocutor se reveste. Para este, pode parecer que o silêncio do outro ao ouvir se deva a um estar impressionado. Mas nem sempre se trata disso.

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